O Bolsa Escola é um programa social, anteriormente do Governo Federal, tendo sido criado no governo de Fernando Henrique Cardoso, em 2001.
O programa foi transferido então para o Bolsa Família, um programa social que consegue abranger muito mais e trazer mais benefícios para as famílias carentes.
Veja quais benefícios do Bolsa Escola foram para o Bolsa Família e como fazer para recebê-lo.
Material Escolar no Bolsa Família
Veja Também:
Depois da mudança do programa Bolsa Escola para o Bolsa Família, entrou em pauta a inclusão do material escolar para os estudantes.
O programa Bolsa Família funciona desde 2003, e passou por grandes mudanças desde então, sendo chamado no último governo de Jair Bolsonaro de Auxílio Brasil.
Com a mudança do nome, vieram algumas alterações nas regras também. O cidadão brasileiro recebe um valor mensal de até R$ 300,00, a depender da composição familiar, como conter crianças, gestantes e outros.
Assim, o antigo Bolsa Família ficou dividido em oito novas categorias, são elas:
- Primeira Infância;
- Composição Familiar;
- Superação da Extrema Pobreza;
- Iniciação Científica Júnior;
- Criança Cidadã;
- Produtiva Rural;
- Produtiva Urbana;
- Compensatório de Transição;
- Esporte Escolar.
Para ter direito ao benefício da Primeira Infância, a família beneficiada deve ter em sua composição um ou mais crianças de até 36 meses de vida.
Para receber o auxílio na categoria Composição Familiar, a família deve ter um ou mais membros de idade até 21 anos.
As categorias Superação da Extrema Pobreza e Iniciação científica Júnior, são destinadas às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e para alunos que têm destaque em pesquisas científicas, respectivamente.
Cadastro no Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família
A família que deseja receber o benefício deve realizar um agendamento no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de sua cidade, e assim comprovar o núcleo familiar. Lembrando que a renda mensal não deve ultrapassar R$ 178,00 (cento e setenta e oito reais).
Pelo CadÚnico, as informações necessárias são registradas:
- Renda da família;
- Situação de trabalho;
- Quantidade e idades dos membros da família;
- Características do domicílio;
- Entre outros.
Após os dados serem adicionados ao sistema do Governo Federal, irá acontecer uma entrevista para a liberação do NIS (Número de Inscrição Social), pelo qual a família receberá o benefício do Auxílio Brasil.
Os valores são recebidos pela conta da Caixa Econômica Federal e pelo aplicativo Caixa Tem, onde é possível movimentar a conta de poupança digital.
Através do aplicativo, a família pode pagar contas, realizar recargas e compras online. O saque do dinheiro da poupança pode ser realizado através do QR Code.